17 de novembro de 2020

Fenômeno do tipo Tsunami é comprovado em SC após um ano do evento

No dia 29 de outubro de 2019,  um aumento repentino da maré que causou prejuízos a pescadores e moradores foi registrado no litoral centro-sul de Santa Catarina.

Após estudos, a confirmação do fenômeno de meteotsunami  foi divulgada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) dia 29 de outubro de 2020, um ano após o fenômeno.

A geração do tsunami foi causada por uma rápida mudança de pressão atmosférica relacionada com as ondas do mar próximas da costa, ocasionando a interação entre sistemas meteorológicos e marítimos, caracterizando um meteotsunami.

A documentação do fenômeno foi publicada na revista Natural Hazards, sob o título Atmospherically induced large amplitude sea-level oscillations on October 29, 2019 at Santa Catarina, Brazil.

Marégrafos do litoral catarinense registraram fenômeno, expresso nos gráficos de variação do nível do mar. Fonte: EPAGRI