15 de outubro de 2020

CENACID ATIVO na SEMANA INTERNACIONAL de REDUÇÂO de DESASTRES

Nesta semana a equipe do Centro de Apoio Científico em Desastres está bastante ativa. São diferentes atividades remotas e ações de apoio à sociedade. Os bolsistas de extensão do centro estão na Feira de Profissões explicando a atuação dos profissionais de resposta científica a desastres. Nesta atividade os estudantes apresentam as informações gerais sobre a atuação do CENACID.

Também nesta semana avançam as  atividades do Curso Educação para resiliência em desastres nas práticas de Educação Ambiental. Este curso é coordenado pelo Prof. Robson Tadeu Bolson com apoio dos bolsistas do curso, sendo oferecido pelo CENACID para os Professores da Rede Pública municipal e contempla 35 participantes.  Já foram realizadas as seguintes atividades:

4/09 – Apresentação: orientações iniciais, programa (conteúdo e cronograma), procedimentos de avaliação, certificação e ambientes virtuais de aprendizagens e as ferramentas – Profa. Adriana Peralta Barboza Vieira (PMC) •  01/10 – Clima: definição; fatores associados; mudanças climáticas globais: causas, registro geológico, consequências e sua relação com a educação ambiental – Prof. Luiz Eduardo Mantovani (UFPR) • 08/10 – Avaliar exemplos de desastres e educação para resiliência aos desastres relacionados às mudanças climáticas – Profa. Adriana Ahrendt Talamini (UFPR) • 15/10 – Compreender os processos perigosos: formar professores para desenvolver em escolas ações para compreensão do risco de desastres – Prof. Renato Eugenio de Lima (UFPR)

No período continuamos com as atividades de apoio à Rede UFPR Combate Covid19, que incluem a manutenção do banco de dados georreferenciados sobre a atuação da UFPR na resposta à pandemia. A Rede UFPR Combate Covid19  projeta e produz protetores faciais, aparelhos auxiliares de respiração, alcool gel, além de disponibilizar informações e orientações sobre a pandemia.

Também seguem as ações de estudo e observação em subsidências e colapsos na região de processos cársticos em Colombo-PR e região, que também contam com a poio dos bolsistas do projeto.

A isto se somam as atividades de rotina como a manutenção do Banco de Dados de desastres significativos e as publicações do grupo. Enfim, outubro intenso!

Imagem dos alunos Julio e Guilherme apresentando informações sobre o CENACID.

Mapa produzido pelo CENACID no sistema VICON, mostrando as entidades beneficiadas pela Rede UFPR Combate Covid19 na região de Curitiba.

#ISRDR, #CENACID,  #CENACIDUFPR, #redeufprcombatecovid19, #desastres, #desastres naturais, #resiliência